Postado em Europa - Alemanha, em 04/Maio/ | 31020 Visualizações
A comida alemã é conhecida principalmente pela grande utilização da carne de porco e pelas conservas, que se devem aos invernos rigorosos.
Mas a culinária germânica vai muito além!
Uma refeição típica alemã consiste em cerca de cinco a seis etapas! Começa com um aperitivo (Vorspeise), uma sopa (Suppe), seguido de um ou dois pratos principais (Hauptspeise) ou um cozido (Beilagen), a sobremesa (Nachspeise) e o café com bolo (Kuchen und kaffe) ao final. Alías, durante todo o dia, eles gostam de beber café comendo uma fatia de torta (torte) ou de bolo (kuchen). Um verdadeiro banquete!
Na nossa viagem descobrimos várias delícias. Confira:
Wurst (salsicha)
Vamos começar pelo alimento mais lembrado, quando se fala de Alemanha: as salsichas! Há mais de 1500 tipos diferentes de salsicha! Você encontrará em qualquer restaurante regional e até em barracas de ambulantes.
Entre as mais populares e comuns estão a Bratwurst, geralmente feito de carne de porco moída e especiarias; a Wiener (Viena), que pode ser de porco ou carne, defumada e cozida em banho-maria; e a Blutwurst ou Schwarzwurst (salsicha preta) feita de sangue, chouriço, geralmente de porco.
Também são populares a Münchner Weißwurst (salsicha branca que você tem que descascar antes de comer e usualmente acompanhada de mostarda doce) e a Currywurst (com catchup e curry por cima).
Em Nuremberg a salsicha típica é a Rostbratwurst, que é mais fininha e grelhada. Há uma lenda que diz que as salsichas de Nuremberg ficaram muito fininhas, porque na época da peste tinham que ser entregues pelo buraco da fechadura das portas...
A mostarda (Senf) é um acompanhamento muito comum para as salsichas e pode variar em picância. A versão mais comum é a Mittelscharf (média). A cidade de Dusseldorf é conhecida pela mostarda mais picante. Já no sul do país, é mais comum a mostarda doce, consumida com Weißwurst.
Schnitzel
É a carne mais popular da Alemanha. É um bife batido bem fino, empanado e frito. Geralmente de porco, às vezes de peru ou vitela. Dê uma olhada nas outras mesas do restaurante e verá que várias pediram esse mesmo prato, que também é comum em Viena (sempre de vitela).
Spargel
O aspargo, que ainda não é muito comum ao gosto brasileiro, lá é motivo até de festa na colheita, que acontece entre março/abril. Cada pessoa come 1,5Kg por ano!
Ahan!!!! Momento cultural do UmDiaEm: Vc sabe por que alguns são brancos? É porque são cultivados sem nenhum tipo de luz, não ocorrendo a fotossíntese. Supostamente isso mantém os talos mais doces. Quase 80% da produção alemã é de aspargos brancos
Kartoffelsalat
O rei da Prússia, Frederico II (1740-86), incentivou o cultivo em grande escala de batatas para tentar reduzir a fome que assolava o país. A partir de então, a batata ficou muito popular.
A salada de batata, Kartoffelsalat, é consumida por todo país.
Pommes
Pommes são as muldialmente adoradas batatas fritas. Vários pratos da Alemanha também são acompanhos por elas.
Knödel
Uma bola de massa feita a base de pão, farinha e especiarias, servida como refeição principal ou acompanhamento. Dica: achei bem pesado. Não exagere quando pedir!
Sauerkraut (chucrute)
Um legume muito apreciado pelos alemães é a couve (kraut), A couve branca, também conhecida como repolho dá origem ao chucrute, que é uma conserva de repolho fermentado. O repolho deve ser curado em sal pelo menos 3 dias para fermentar o suficiente. O resultado é delicioso, pelo menos para o meu paladar!
Brot (pão)
Acredite se quiser, há mais de mil tipos diferentes de pães produzidos na Alemanha.
Todos os tipos de formas, tamanhos, sabores e grãos. Salgados e doces.
Brötchen
Brötchen é um pão pequeno com casca dura e inteiror macio. A padarias fazem "Belegte Brötchen", sanduíche com salame ou queijo e manteiga.
Pretzels
Outro pão queridinho lá é o em forma de pretzel, que virou símbolo da Alemanha e acompanha qualquer refeição. O tradicional é do tamanho da palma da mão, mas no sul pode variar, como em Munique, que é bem grande. Polvilhado com sal (e às vezes com sementes), as garçonetes alemãs ficam passando nos corredores dos restaurantes com uma cesta cheia. Difícil resistir!
Spatzle
Macarrão feito de farinha de trigo e ovo, muito popular, especialmente no sul do país.São muitas vezes servidos cobertos com queijo (kasepatzle) e às vezes com cebolas assadas. Tome cuidado, porque são servidos bem quentes, direto da panela.
Kartoffelpuffer
São panquecas fritas, feitas de batata ralada ou em pó misturado com farinha, ovo, cebola e temperos. Pode ser prato principal ou acompanhamento.
Eisbein
O famoso joelho de porco. Tem carne macia e ao mesmo tempo tostadinha. Geralmente, vem acompanhado de batatas fritas, salada de batatas ou chucrute.
Kohlrouladen
São rolos de couve recheados com carne moída, especialmente de porco, geralmente servidos com batatas cozidas ou purê.
Kürbiscremesuppe
A clássica sopa de abóbora está presente em quase todos os restaurantes alemães.
Pode ser servida dentro da própria abóbora ou em pratos fundo, com cubinhos de pães, e as sementes da abóbora que são fritas na manteiga. Você pode pedir uma colher de nata fresquinha por cima.
Sauerbraten
É um assado que pode ser feito com diferentes carnes e geralmente servido durante os meses mais frios do ano. A carne é marinada por dias em especiarias, vinagre e vinho tinto ou branco.
Leberkäse
É um bolo de carne e cebolas. Popular no sul da Alemanha, é feita por trituração da carne e, em seguida, assada até que tenha uma crosta marrom. De acordo com as leis da Alemanha, um produto anunciado como Leberkäse deve ter um teor mínimo de fígado de 4%.
Goulash ou Rindsgulasch
Guisado de carne com pimentão e cogumelos
Bebidas
Bier
A cerveja é muito comum em todas as partes da Alemanha, com muitas cervejarias locais e regionais produzindo uma grande variedade de cervejas.
Até o século 16, a cerveja alemã era a Ale (mais incorpada). As cervejas lager pilsener vieram depois e hoje predominam o país, mas algumas regiões tem especialidade locais, como a cerveja de trigo (Weissbier) na Baviera.
A Altbier é uma cerveja escura apreciada na região de Düsseldorf e do baixo Reno. Já a Kölsch, um estilo similar, mas de cor clara, na área de Colônia. A Weisse, é uma cerveja amarga, mas de baixo teor alcoólico, é feita em Berlim, e muitas vezes misturada com framboesa ou xarope de Woodruff.
A cerveja Radler é misturada com outras bebidas, como limonada gaseificada. Achei ela bem fraquinha, própria pras mulheres que não querem beber nada mais forte.
Além dessas, aindá há outros vários tipos fabricados na Alemanha, que é um dos maiores exportadores, e, por isso, tem rigorosos controles de qualidade.
Antigamente a fabricação de cervejas era trabalho da mulher. Por volta de 1.000 aC os monges começaram a fazer cerveja nos claustros, a fim de levantar fundos para manter suas instalações e ministérios. Por causa da popularidade da cerveja, a profissão de cervejeiro (Kaiser) tornou-se uma profissão honrosa e de prestígio. As cervejarias de clausura foram tendo mais lucro que as cervejarias privadas e por isso os líderes regionais proibiram os monges de fabricar cerveja.
Veja aqui outras curiosidades envolvendo a cerveja, como o caso em que um incêndio foi contido com ela, na falta de água. Ou a cervejaria onde Hitler se reunia com os nazistas e se tornou a cervejaria mais famosa do mundo.
Wein
O vinho também é popular na Alemanha. Vem predominantemente das áreas ao longo do Rio Reno.
O Riesling está entre as variedades mais conhecidas de vinho branco, enquanto Spätburgunder e Dornfelder são importantes vinhos tintos.
Foi incrível tomar um Riesling fazendo piquenique no Castelo do Dragão!
Apfel Schorle
Fizzy é a água com gás e Still é a comum. Eles costumam misturam a água com gás com outras coisas para fazer Schorle.
O Schorle mais comum de todos é o Apfel Schorle, ou suco efervescente maçã. Você vai encontrar isso em qualquer menu e existem ainda versões engarrafadas no supermercado.
Sobremesas
Apfelstrudel
Já conhecido no Brasil, é uma deliciosa massa folhada recheada com maçãs adoçada com açúcar, canela, passas e migalhas de pão
Rote Grütze
A sobremesa popular no norte da Alemanha é um pudim de frutas vermelhas, framboesas e morangos ou cerejas. É tradicionalmente servido com creme de baunilha, leite ou chantilly. Essa foi das sobremesas mais saborosas que já provei!
Mohnschnecken
Guloseima em forma de caracol coberta de sementes de papoula
Birne à la Helene
Peras cozidas com vinho branco e canela, servidas com sorvete de chocolate e creme de chocolate amargo.
Milchreis-Parfait
Pudim de arroz muito típico na Alemanha! Pode ser servido com geleias.
Prinzregententorte
O que a gente conhece como torta alemã! São várias camadas de bolo intercaladas com recheio de chocolate ou outro tipo de creme, além da cobertura deliciosa de chocolate.
Krapfen
São almofadas macias de massa levemente doce, com recheio em creme. Lembra o nosso sonho, mas é mais leve e pode ser recheado de geleia, chocolate ou nutella.
Geralmente comidas na véspera de ano-novo.
Stollen
Normalmente consumido no Natal, é um pão feito de frutas secas ou cristalizadas, marzipan, amêndoas e especiarias como canela e cardamomo. Na cidade de Dresden, tem até um festival anual, o Stollenfest!
Schneeballen
O doce original da linda Rothenburg ob der Tauber, uma esfera de tiras de massa enroladas, frita e polvilhada de açúcar. Também pode ser coberto de chocolate e nozes e hoje tem variações recheadas.
Existem há mais de 300 anos. Antes apenas para ocasiões especiais como casamentos, hoje eles são vendidos em todos os cafés da cidade.
Lebkuchen
É um pão de mel com gengibre. Para Oktoberfest são vendidos em forma de coração. Vimos vários espalhados pelas estações de metrô, vendidos assim pendurados e com alguma frase fofa. Dá até dó de comer!
Ufa!!! Tenho certeza que a essa altura, você está morrendo de fome! Mas não vá embora antes de saber que um verdadeiro anfitrião alemão ("Hausfrau") não permite que seus convidados saiam sem servir café e bolo ("Kuchen und kaffe")!
Você vai gostar de:
Que demais!!! Amo relembrar e não vejo a hora de chegar mês que vem pra estar de novo nesse país incrível!