Postado em Europa - Espanha, Gibraltar, em 27/Abril/ | 7865 Visualizações
Continuando a viagem que fizemos por Portugal e Andaluzia, saindo de San Luis de Sabinillas (onde dormimos após visitar Gibraltar), rodamos 77Km até a linda (e quente) cidade de Ronda.
Você acompanhou a novela Deus Salve o Rei da Globo? Se viu pelo menos uma vez, deve ter visto a imagem aérea da cidade, como se a estória acontecesse lá.
Não é pra menos que Ronda foi escolhida pra ser o fictício reino de Montemor. Ela é realmente cenográfica!
A começar pela cidade ficar "suspensa no ar"! Além de ficar a 739 metros acima do nível do mar, o Rio Guadalevin esculpiu a rocha formando um penhasco gigante, com 100 metros de profundidade.
O penhasco é conhecido como "El Tajo" (o corte).
O Tajo dividiu a cidade em duas partes: de um lado está La Ciudad, a velha cidade, e do outro fica o Mercadillo, a parte nova.
Sabia que Ronda foi a primeira arena de touros, em 1785, e que deu fama às touradas espanholas? Tudo bem, eu também não curto a judiação com os touros, mas faz parte da história e cultura local. Por isso, não deixe de ver a Plaza dos Toros. Contam que Pedro Romero, adorado pelos moradores, pela primeira vez desceu do cavalo e enfrentou um touro no chão, além dele ter criado as regras da tourada conhecida hoje.
Mas tem muito mais história do que touradas em Ronda! Foi uma das ocupações árabes. Depois foi conquistada pelos reis católicos, com muitas transformações econômicas e culturais.
Dizem que era o reduto dos famosos bandidos andaluzes, os bandoleros!
É uma delícia se perder no labirinto de ruas sinuosas, com casinhas brancas pra espantar o calor.
Muita coisa pra ver: muralhas, portas islâmicas, palácios...
Mas sem dúvida a maior atração da cidade é ver o canion El Tajo da Ponte Nova, que de nova já não tem muito! Essa incrível obra de engenharia foi construída no século XVIII, ligando as duas partes da cidade.
Estacionamos o carro pertinho da Plaza de Maria Auxiliadora, onde descemos pro miradouro da Ponte Nova, pra ter aquela visão de sonhos (ou do Google rs).
Tinha algumas pessoas escalando! Muito corajosos!
Se você tiver espírito aventureiro e quiser sentir ainda melhor esse lugar, siga até a Plaza Mondragon e no fundo achará uma trilha que leva até a parte mais baixa do terreno.
Almoçamos nossa primeira paella na Espanha! Mas esqueça aquele arroz sequinho que costumamos ver nas paellas por aqui. Lá ela é bem mais cremosa, lembrando um risoto mais líquido.
Ronda é um dos vilarejos da Rota dos Pueblos Blancos, entre Málaga e Cádiz. Vale muito a pena o desvio, quando estiver indo pra essas regiões.
Passamos metade de um dia e foi suficiente pra ver os principais cantinhos, mas deixou uma vontade imensa de voltar e pernoitar por lá. Seguimos para Málaga, onde passamos dois dias! Post em breve!
Veja o roteiro completo dessa viagem incrível de 20 dias por Portugal e Andaluzia!