Postado em Europa - Alemanha, em 05/Abril/ | 3332 Visualizações
Saindo da lindinha e inesquecível Rothenburg ob der Tauber, rodamos 80Km de moto até Nuremberg.
A cidade ficou internacionalmente conhecida por ter sediado o julgamento de 1945, que condenou oficiais nazistas da II Guerra Mundial.
Assumiu a responsabilidade pelo passado, impondo a si o título de "Cidade da Paz e dos Direitos Humanos".
São muitas igrejas, torres, praças, pontes, construções de aspecto medieval, todos restaurados após os bombardeios.
O centro histórico é rodeado pela antiga muralha de 4 km. veja a linha vermelha no mapa:
Ao norte da cidade velha fica o incrível castelo de Nuremberg,com 351 metros de altura. Foi lá a residência de todos reis e imperadores alemães nos anos de 1050 a 1571.
Só conhecemos por fora, mas é possível visitá-lo. Veja mais no site: www.kaiserburg-nuernberg.de/englisch/castle/index.htm
Na praça de São Lourenço (Lorenzer Platz), fica a igreja gótica do século XIV de St. Lorenz, que é a maior igreja da cidade. Para terem ideia do tamanho, a rosácea na frente tem nove metros de diâmetro!
A construção começou em 1270 e levou mais de 200 anos!
Durante a Segunda Guerra Mundial a igreja foi gravemente danificada, sendo reconstruída a partir de 1952.
Hoje mais de 750mil pessoas a visitam todos os anos.
No interior, chama à atenção a obra Anunciação do escultor Veit Stoss de 1517, além de outras belas artes.
A Frauenkirche (Igreja de Nossa Senhora) é outra importante igreja de Nuremberg, construída em torno de 1352, no local da antiga sinagoga judaica
Também precisou ser restaurada após os bombardeios.
O Männleinlaufen, relógio com figuras representando os eleitores andando em volta do imperador Carlos IV, atrai os turistas para as apresentações sempre ao meio-dia.
O interior atrai pelas belas obras, como o altar de Tucher de 1440 e dois monumentos de Adam Krafft.
Essa igreja fica na praça do mercado central - o Hauptmarkt, onde é uma delícia andar pelas barraquinhas. É lá que acontece o famoso mercado de Natal de Nuremberg.
Tiramos várias fotos no cartão postal da cidade - a Fleischbrücke. Uma ponte de pedra sobre o Rio Pegnitzda, datada de 1598. Lá atrás fica o hospital Espírito Santo de 1339, o Heilig Geist Spital.
Os quartos do hospital foram destruídos na Segunda Guerra Mundial, juntamente com o resto da cidade velha. A reconstrução começou em 1950 e hoje abriga um restaurante, entre outras coisas.
Mais um cadeado e o melhor sorvete da viagem!
De Nuremberg até Munique foram mais 170Km.
No meio do caminho passamos por uma plantação de morangos. Não resistimos e paramos!
Muito interessante: você mesmo colhe e depois paga pela quantidade. Adoramos! E ainda demos carona pra uma joaninha!
Chegou a hora mais triste... devolver nossa motoca, companheira da viagem!
Entregamos a moto com mais de 1800Km rodados.
Foi inesquecível essa aventura, com desprendimento de bagagem e de comprinhas, curtindo o vento no rosto e a emoção do perigo nas autoestradas ou nas estradinhas no meio das fazendas, torcendo pro GPS não mandar a gente por caminhos de terra, confiando que ninguem mexeria nas nossas malas enquanto conhecíamos as cidades e a moto ficava estacionada, tentando entender as placas em alemão, rezando pra nenhum guarda parar a gente e não conseguirmos nos comunicar ou para que a moto não quebrasse ou estourasse pneu!
Mas foi tudo perfeito! Já sinto muito saudade! Veja o post inicial aqui
Dessa vez fomos mais espertos e paramos primeiro no hotel, onde descarregamos nossa bagagem, jaquetas, etc. Aí fomos só com a moto até a locadora e ficou bem mais fácil caminhar de volta até o metrô (veja o perrengue que passamos quando pegamos a moto).
Passamos a noite no mesmo hotel que guardou nossas malas nesses dias que viajamos de moto e fomos jantar no incrível Ratskeller. Conto pra vocês aqui.
Amanhã partimos de trem pra Praga, onde passaremos dois dias, e depois mais dois dias em Berlim. Continue acompanhando!