Traduzir:

Annecy - a Veneza dos Alpes Franceses


Postado em Europa - França, em 22/Outubro/ | 5 Visualizações


A pequena Annecy é uma cidade escondida entre os Alpes Franceses, e bem próxima das fronteiras com Suíça e Itália. Também não fica longe de Paris, cerca de 560km, sendo muito fácil montar um roteiro de viagem para visitar essa belíssima cidade no sudeste da França. Com uma história que começa no século I a.C, Annecy tem uma arquitetura medieval, com casinhas de pedra, ruelas, castelos e pontes sobre os canais que cortam a cidade.

Falando nisso, Annecy é considerada a Veneza dos Alpes, pois é cortada por dois rios que formam vários canais. Os rios são efluentes do Lago Annecy, um dos principais atrativos da cidade. O lago é o segundo maior da França e considerado um dos mais limpos do mundo. Suas águas transparentes atraem turistas do mundo todo para a prática de esportes.

Entre os principais atrativos estão a Catedral de São Pedro (Cathedrale Saint-Pierre), o Palais de I’isle, a Rue Royale e suas ruelas, canais, pontes e o casario antigo.

Construído no século XII em uma ilhota natural do Canal Thiou, o Palais de l’Isle é um edifício fortificado, que já teve diversas funções ao longo de sua história. No século XII foi residência do Senhor de Annecy, em seguida foi a sede administrativa de Genebra. Mais tarde o Palais de I’isle foi utilizado como prisão, função que se repetiu durante a Segunda Guerra Mundial.

Atualmente ele é um museu, o Centro de Interpretação da Arquitetura e do Patrimônio de Annecy. Sua entrada custa € 3,80 e ele é o cartão postal mais conhecido de Annecy.

 

Castelo de Annecy (Château d’Annecy)

Localizado no alto de uma colina, a 477 metros de altura, o Castelo de Annecy foi a residência dos Condes de Genebra e dos Duques de Genevois-Nemours. A primeira referência sobre esta propriedade data do ano de 1219! Atualmente o espaço abriga o museu da cidade, que reúne informações sobre a história de Annecy e recebe exposições temporárias sobre várias temáticas.

A entrada custa € 5,20. Quando visitar o Castelo, não deixe de aproveitar a vista privilegiada para o Lago Annecy e o casario da Cidade Velha, cuja arquitetura aliás é fenomenal.

Igreja Saint-Maurice

A igreja de Saint-Maurice foi construída em 1422. Toda de pedra, ela abriga pinturas medievais e um órgão do século XIX. Localizada no centro de Annecy ela é um ótimo refúgio para quem busca silêncio.

Não deixe de reservar algum tempo para sentar-se num dos bares/restaurantes nos arredores da igreja, para ficar de olho no vai-e-vem dos turistas e moradores. Além, é claro, de apreciar a igreja.

 

Lago de Annecy (Lac d’Annecy)

O Lago de Annecy é famoso por ser um dos lagos mais limpos do mundo (é o mais limpo da Europa). Estima-se que a sua formação aconteceu a cerca de 18 mil anos atrás, com o derretimento de gelo dos alpes. É o segundo maior lago da França e muito utilizado para a prática de esportes náuticos, e claro, para banho (no verão!).
Criado em 1863, os Jardins de l’Europe é um parque localizado às margens do Lago de Annecy entre a Prefeitura e da Ilha de Cisnes. Com uma área de cerca de 3 hectares, ele abriga mais 250 árvores e espécies de plantas, como a ginkgo biloba, tulipa, os pinheiros da Córsega e as sequóias gigantes. O lugar é perfeito para um passeio a dois ou com a família.
 

A impressionante Basílica da Visitação é provavelmente o principal ponto de referência em Annecy. Isso porque é possível enxergar a construção de praticamente todos os lugares da cidade. É só olhar pra cima! Ela é um símbolo do prestígio religioso da cidade e foi construída entre 1909 e 1930.
 

A França é bem famosa por seus queijos, mas aqui é ainda mais especial. O prato tradicional de Annecy é o Tartiflette de Savoie, um refogado de cebolas, batatas e bacon coberto com queijo Reblochon, típico dos Alpes Franceses. Grande parte dos restaurantes em Annecy servem o prato, e custa em média de 20 a 25 euros.
 

 

Annecy é uma cidade francesa da região Rhône-Alpes, com pouco mais de 50.000 habitantes. Apesar de pequena, está entre os destinos favoritos daqueles que buscam tranquilidade e qualidade de vida, mas é pouco conhecida pelos estrangeiros, que geralmente optam por destinos populares como Paris, Nice, Lyon, Bordeaux e Marseille.

Annecy é rica em história e suas atrações incluem o Castelo de Annecy, Palais de L’Isle, Le Thiou, Pont des Amours, o Lago de Annecy, entre outros. Após visitar os principais pontos turísticos, uma boa opção é fazer um passeio de pedalinho ou de barco no lago, caminhar ao longo do canal ou fazer um piquenique no parque e contemplar a natureza.

Annecy localiza-se entre Genebra e Chambéry (aproximadamente uma hora de carro), por isso, é possível passar o dia na França e voltar para a Suíça de noite. Muito chique, né?! haha
Aliás, essa facilidade de locomoção entre países é uma das coisas mais legais de morar na Suíça.
Mas voltando para Annecy, sugiro incluir esse destino na sua lista de viagem. O lugar tem a tranquilidade de cidade de interior, o charme medieval de uma cidade que parece ter mantido sua história e cultura intacta e uma beleza natural que conquista seus visitantes e residentes. Uma ótima escolha para relaxar de preferência a dois, já que o local é também muito romântico.

Para quem fizer o trajeto Genebra-Annecy, existe uma ponte na estrada principal que liga as duas cidades chamada Pont Charles Albert, também conhecida como Le Pont de la Caille, uma homenagem a Carlos Alberto de Savoia-Carignano, rei de Piemonte-Sardenha.
A ponte foi construída entre 1828-1839 e possui uma altura de 194m, proporcionando uma vista panorâmica.

Comentários

Seja o primeiro a comentar sobre esse POST!


Comente: