Traduzir:
Roteiro de trem pela Itália - Norte, Toscana e Roma

Roteiro de trem pela Itália - Norte, Toscana e Roma


Postado em Europa - Itália, em 18/Outubro/ | 40 Visualizações


Nesse ano passamos nossas férias na Itália com o casal de amigos, Silvio e Gi. Foi uma viagem muito especial!

Escolhemos fazer o roteiro com deslocamento entre as cidades por trem, por dois motivos: o aluguel de um carro grande (que comportasse 4 malas grandes) é muito caro e o tempo de deslocamento de trem é supoer rápido!

Alugamos carros pequenos só pra fazer alguns bate e voltas, e foi a melhor escolha!!!

Vou contar como ficou nosso roteiro:

 

Milão (3 noites)

Nosso voo era com destino a Milão, estrategicamente escolhida para ser o início dos trechos de trem.

Ficamos num hotel muito bom, bem ao lado da estação central, já pensando em facilitar a chegada e saída com malas.

Hotel Bristol, com avaliação no booking, com café bom, quarto espaçoso e funcionários gentis. O vidro só em metade do box me incomoda um pouco rs, mas nada que atrapalhe ter um bom banho depois de caminhar bastante pela cidade!

Clica aqui pra conhecer e fazer uma cotação do hotel.

 

No mesmo dia que chegamos, fomos de metrô até a praça principal, onde fica a Duomo de Milão. Muuuitas fotos ali!

  •  Estação de metrô: Duomo (linhas 1 ou 3). É incrível sair da estação e já avistar a Duomo!!!

Andamos pela Galeria Vitorio Emanuele, almoçamos nossa primeira pasta da viagem, tomamos o delicioso gelato da Grom e terminamos o dia no charmoso bairro Navigli (onde já começamos a tomar os infinitos apperol spritz da viagem rs)!

Veja tudo aqui e já acompanha a gente no youtube!

 

No segundo dia em Milão, fomos conhecer o estádio de futebol mais famoso da Itália, o San Siro! Fomos de metrô e fizemos o tur dentro dele (é pequeno e dá pra fazer todo esse passeio em 2 horas).

  • Estação de metrô: San Siro Ippodromo (linha 5) e caminhar 400metros.

Voltando do estádio, descemos de novo na estação Duomo. Conhecemos a linda Starbucks Reserve! Que cheirinho de café bom só de lembrar!!

Tínhamos ingressos para subir à cúpula da Duomo e lá estávamos nós na fila na hora certa. Foi bem prático já ter adquirido ingresso antes e com hora marcada. Preferimos o ingresso com subida de elevador e assim poupamos um poucos as pernas. Esse passeio é imperdível! Você pode comprar os ingressos pela Civitatis

O ingresso dá direito a visitar a igreja por dentro também. É muito bonita!

Depois de assistir vários reels e ficar com muita lombriga rs fomos comer o famoso lanche do AllAntico Vinaio! Não achei tão farto como parece nos vídeos mas mesmo assim é uma delícia, só com ingredientes de primeira!

Comprinhas na Zara, mais aperol, caminhada até o Castelo Sforzesco, mais caminhada até o hotel e parada no caminho pra uma deliciosa pizza!

Veja esse dia aqui:

 

No último dia em Milao, fizemos um bate e volta até o Lago Como, pra conhecer a linda cidade Bellagio! Pra isso alugamos um carro pequeno e retiramos dentro da estação central (lembra que estávamos hospedados do ladinho?).

Em 1 hora (77km) já estávamos nessa que tem que ser sua opção se só puder visitar uma cidade do Lago Como! Simplesmente inesquecível!

Também há opçao de ir de ônibus. Leva uma hora e meia a duas horas e você precisa fazer baldeação em Lecco ou em Como (se for por Como, ainda tem que pegar um vaporeto). Então achei que valeu muito a pena o valor do aluguel do carro só por um dia!

Ainda aproveitamos quando voltamos pra ir jantar de carro num restaurante um pouquinho mais afastado do nosso hotel.

Faça uma cotação pela RentCars pra comparar!

Veja esse nosso passeio pela belíssima Bellagio aqui:

 

Verona (2 noites)

Fizemos nosso primeiro trecho de trem: Milão a Verona!

Escolhemos ir de Italo, a companhia privada de trens e achei bem melhor do que Trenitalia!

Trem super confortável e com preços melhores! Compramos com antecedência e conseguimos garantir assentos na categoria Prima Club, com direito até ao lounge deles na estação, para aguardar o trem chegar.

Dentro do trem essa categoria dá direito a snacks, com opções de salgadinhos, biscoitos delicinhas, chocolate, sucos, agua e refrigerantes! Até uma máquina de espresso fica à disposição durante toda a viagem!

Cuidado para não perder a estação de descer (Puorta Nuova) porque a estação final desse trem é Veneza!

Fomos cedinho e aproveitamos muito dessa cidade que me surpreendeu de tão bonita e já estou com muita vontade de voltar! Não sei porque nunca coloquei Verona nos meus roteiros!

Visitamos os principais pontos turísticos. Só faltou ir ao Castelo San Pietro porque o céu ficou preto e caiu A chuva! Mesmo assim, adorei esse dia!

Optamos pelo hotel Relais Empire, que ficava entre a estação central de trens e os pontos turísticos, o que facilitou muito nosso dia e fizemos tudo à pé.

O hotel não é do tipo que estamos acostumados rs. Você chega numa casa em pequeno condomínio e subindo até o segundo andar você chega na recepção. O café foi gostosinho e nos ajudaram a preparar um surpresa para nossos amigos. Clica aqui pra ver o hotel.

Veja detalher no nosso canal do youtube:

 

No nosso segundo dia em Verona, alugamos outro carro pequeno e fomos conhecer dois lugares que queríamos muito!

O Santuário Madonna Della Corona fica encravado numa rocha. Parece que está pendurado! Muito bonito!

Fica apenas a 42Km de Verona e você pode colocar no GPS o estacionamento: Parcheggio 37020 Ferrara di Monte Baldo (perto hotel corona).

De lá tem uma trilha de 850 metros mas é bem suave e você ainda vai vendo representações das estações da Via Sacra.

Veja o video aqui:

 

Depois do Santuário, rodamos mais 52Km até Sirmione, que é considerada a pérola do Lago di Garda! Veja tudinho dessa cidade linda, aqui no vídeo:

 

 

28Km de volta até Verona. Nesse dia combinamos no hotel uma pequena surpresa para nossos amigos que estavam fazendo aniversário de casamento. Foi bem legal!

Saímos pra jantar na Piazza Brà e nos despedir da linda Verona! Quero voltar!!!

 

Veneza (2 noites)

Mais um trajeto de trem nessa viagem! Agora fomos de Verona até Veneza em menos de 1h15!

É o mesmo trem que já utilizamos no trecho de Milão a Verona, mas dessa vez foi na classe prima, mas não club.

Mesmo assim teve um ótimo espaço e snacks durante a viagem. Adoramos a companhia Italo!

O melhor de chegar de trem em Veneza, é já chegar no coração da cidade. Se você chegar de outra maneira, vai ter que descer em Mestre e de lá ir de vaporetto.

Escolhemos um hotel a poucos passos da estação e era simplesmente incrível!!!! Hotel Príncipe (clica aqui pra ver) Atenção para vista do nosso quarto que tinha uma sacada onde passamos momentos inesquecíveis!

Um dos pontos altos da Veneza foi nos encontrarmos com o Matheus, filho do Silvio que estuda em Portugal, e conhecer a linda Silvia, namorada do Matheus, que é italiana e super nos ajudou a aprender novas palavras e saber mais da cultura italiana!

Nesse dia fizemos o imperdível passeio de gôndola. Nesse momento, não faça conta convertendo o valor da experiência, porque quando você terá essa oportunidade de novo?!

Entramos na basílica de São Marcos (ingressos comprados antecipadamente também ajudaram muito).

Veja o vídeo com tudo que fizemos em Veneza aqui:

 

No nosso segundo dia em Veneza, fomos conhecer as ilhas de Murano e Burano, que ficam ali pertinho.

Compramos o ingresso do vaporetto na hora. Foi bem fácil. Pegue o ferry n.12 na estação F.te Nóve. Compre o ingresso de ida e volta.

As duas são encantadoras e, se vc tiver tempo e interesse, também pode descer na estação do cemitério (é uma ilha inteira só com o cemitério).

Veja nosso dia aqui:

 

 

Bolonha (2 noites)

Hora de começar a "descer a bota"! Mais um trajeto bem tranquilo de trem da Ítalo! 

Comprando antecipadamente você acha preços muito bons e aí compensa muito ir na categoria Prima.

 

Amamos o hotel que escolhemos: Royal Hotel Carlton! Muito bonito, espaçoso, funcionários atenciosos e ótimo café da manhã.

 

Nesse primeiro dia em Bolonha fomos explorar a cidade, e o primeiro ponto turístico foi o Santuário Madonna San Luca, que fica a 6km do centro.

A gente foi com o trenzinho San Luca Express. Ele sai da praça Maggiore e você compra o ingresso na hora (13euros ida e volta).

A vista de lá de cima é bem bonita, mas o santuário está um pouco sem cuidados. Se você tiver pouco tempo na cidade, só um dia, não acho essencial esse passeio.

Jantamos uma autêntica massa bolonhesa!

 

No segundo dia alugamos um carro pequeno pela Rent Cars para conhecer museus que (principalmente os meninos) queríamos muito!

Primeiro fomos na Galeria Ferrari em Maranello - 44Km (45min) de Bolonha – ingresso 22euros – aberto das 9h30 às 19h.

Depois rodamos mais 17Km até Módena, para passar pelo museu Casa Enzo Ferrari  - ingresso de 9 a 32 dólares dependendo do mês da visita - aberto das 9h30 às 19h. 

Dica: se você tem certeza que vai nos dois museus da Ferrari, compre o ingresso combinado que sai mais barato.

Por último rodamos mais 18Km (20min) até Lamborghini Automobile Museum - ingresso18 euros – aberto das 9h30-18h.

Dos três o que achei menos interessante foi o da Lamborghini que, apesar de bem bonito e moderno, é minúsculo. São só dois andares com poucos carros pra ver.

Veja os vídeos que fizemos desse dia aqui:

 

Florença (4 noites)

Continuamos a descer a bota de trem! Mais uma vez com tickets comprados antecipadamente direto no site da Ítalo. Em menos de 40 minutos chegamos em Florença!

Fizemos de Florença nossa base para visitar outras cidades com carro pequeno alugado, que não daria para chegar de trem, além do que o encanto de dirigir pela Toscana é inesquecível!

Portanto, já que precisaríamos de hotel com estacionamento e que fosse perto da estação central, escolhemos o Palazzo Vecchio (clica aqui pra ver o hotel) que fica a apenas 200 metros da estação central e tem estacionamento (pago à parte).

Foi o hotel mais simples da viagem, mas com quarto espaçoso e deu pra conhecer tudo em Florença à pé.

Mal chegamos, guardamos nossas malas no depósito do hotel (porque não estava no horario do checkin) e saímos para explorar essa cidade linda!

Detalhes e dicas do nosso dia aqui no video:

 

No dia seguinte retiramos o carro alugado às 8h30 dentro da estação central (olha aí mais um motivo pra se hospedar perto da estação!)

Alugamos na empresa Hertz através da RentCars. O guichê fica no sagão da estação e o carro fica no subsolo da garagem da estação, no andar -4.

Começamos nossa aventura pela Toscana em San Gimignano (55km - 1hora de Florença)

Estacionamos no Parcheggio 2 Montemaggio (Piazzale Martiri di Montemaggio, 53037 San Gimignano). Caminhamos pela rua principal de comércio até a Piazza dela Cisterna.

Experimentamos o gelato que já foi considerado como o melhor do mundo na Gelateria Dondoli. 

Caminhamos pela Praça do Duomo até a Torre Grossa (mais alta) e o Pallazzo Comunale. Do museu de vinho Vernaccia tem uma vista panorâmica linda!

Depois rodamos mais 77Km (1h15) até Pisa

Estacionamos no parcheggio pubblico (Via Cammeo Carlo Salomone, 57, 56122 Pisa) e já estava bem pertinho da torre torta que é conhecida no mundo todo! 

É uma sensação muito legal quando você vê pela primeira vez! Se você quiser subir a torre, ela fica aberta das 9h às 18h.

Por último a ideia era conhecer um pouco de Luca (21km -26min de Pisa), mas Luca estava fechada para um corrida e não conseguimos seguir. Sempre tem que ter motivo pra voltar!!

Se você conseguir chegar até Luca, sugiro estacionar no parcheggio Stazione centrale (Piazzale B. Ricasoli, 55100 Lucca) para conhecer os principais pontos:

Mais 77km (1hora) e estávamos de volta à Florença.

Conseguimos até chegar à tempo de ver o pôr do Sol na piazza Michelangelo! Incrível! confesso que foi bem mais fácil chegar lá de carro rs!

Veja o vídeo desse dia:

 

Nosso segundo dia rodando de carro pela Toscana foi pela famosa Rodovia SR222 – conhecida como Chianteggiana.

Foram 30 km (45m) até Greve in Chianti, a terra dos vinhos Chianti!

Estacionamos no Parcheggio Piazza Resistenza, Via Luca Cini, 7, 50022 - já aproveita pra tirar foto no galo preto, símbolo da região!

Conhecemos a Basílica Santa Croce e passamos horas na Antica Macelaria Farlone e na Enoteca Farlone, onde degustamos diversos vinhos!

Esse sistema de degustação é muito legal! Você coloca crédido em um cartão e vai inserindo nas máquinas, escolhendo a quantidade que deseja degustar de cada vinho. Dá pra sair de lá bem molinho viu kkkk

 

Apenas 3Km dali e parece que entramos num cenário de filme! Essa é Montefioralle!

Estacionamos no Parcheggio, 50022 Montefioralle FI

A ideia é só se perder pelas ruelas desse pequeno vilarejo! Tem que incluir no seu roteiro! E ainda descobrimos um restaurante maravilhoso com uma das vistas mais lindas que já vi!

 

A última cidade do dia foi Siena! Foram mais 42km (1 hora) até lá.

Estacionamos no Parking Santa Caterina, Via Esterna di Fontebranda, 53100 Siena 

Enquanto estávamos em Siena choveu muito, mas deu pra curtir um pouco dessa cidade também! Prepare as pernas pras subidas!

76Km e estávamos de volta a Florença! 

Curta esse dia com a gente aqui no vídeo:

 

Mais um dia pela Toscana! Dessa vez descemos mais um pouco.

 

A primeira parada foi a 110Km (2horas) de Florença: Montalcino, a cidade do vinho Brunello de Montalcino! Imagina se não desgustamos muitos vinhos por lá também?!
Estacione no Parcheggio della Fortezza ou Parcheggio Viale Strozzi, Via Pietro Strozzi, 1, 53024 Montalcino

Na sequência, quisemos nos sentir no filme O Gladiador! Fomos até a região Val d'Orcia, cerca de 24Km, e conhcemos a capela usada nas locações do filme (coloque no GPS Chapel Vitaleta, 53027 San Quirico d'Orcia). 

Lá tem um cafe gostosinho de passar um tempo.

Também fomos até o local daquela cena icônica final, que o Máximos está "voltando" para sua casa, passando as mão na plantação de trigo (coloque no GPS Gladiator Shooting Spot).

Você logo vai ver várias pessoas tentando estacionar e descer a trilha (é ruinzinho de andar, descida cheia de pedras, mas vale a pena!)

 

Apenas 2Km desse ponto fica a cidade de Pienza, que conhecemos rapidamente, mas deixou muita vontade de voltar! Que cidade linda! Pena que poucos colocam no roteiro

Não conseguimos (culpa do tempo nas degustações de Montalcino rs), mas se você tiver um tempo a mais ou ainda tiver que escolher uma cidade para pernoitar nesse dia, sigo mais 16Km até Montalcino, outro local famoso pelos vinhos!

Voltamos para Florença e devolvemos o carro porque amanhã segue nossa viagem com o último trecho de trem!

Veja tudo desse dia encantador pela Toscana aqui:

 

Roma (4 noites)

Nosso último percurso de trem foi de Florença a Roma em 1h40 de trecho. Mais uma vez foi bem tranquilo com a cia Italo que recomendamos!

Novamente reservamos um hotel perto da estação para facilitar a locomoção com as malas.

Em Roma ficamos no Best Western Universo (clica aqui pra ver)

Nesses dias em Roma visitamos os principais pontos turísticos.

Foi minha 5a vez em Roma! Então nem preciso dizer que amo essa cidade!

Confira nossas dias por lá nos videos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar sobre esse POST!


Comente: